PUBLICADO POR: DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/12/15
Apesar de cada vez mais indispensável, o seguro de automóvel é um serviço que nem todos os motoristas contratam, muito em virtude dos valores envolvidos. Entender como o preço de um seguro auto é definido pode ajudar a espantar esses questionamentos.
O seguro de automóvel é um serviço indispensável para quem dirige um veículo próprio nos grandes centros urbanos. Apesar disso, muitos motoristas deixam de contratarem esse serviço, muitas das vezes por conta dos valores envolvidos – sem perceber que o seguro auto não é um gasto, mas um investimento para proteger o carro.
Entender como o seguro auto é calculado pode ajudar a espantar os questionamentos sobre o preço do serviço.
As seguradoras utilizam uma série de critérios para definir o preço final do seguro auto, e uma das características que mais influenciam no preço do seguro é o índice de furtos e roubos de determinado modelo.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, quase 400.000 veículos são furtados ou roubados todos os anos no estado, sendo que a capital é a cidade com maior incidência desses episódios. Além disso, outra estatística desanimadora é que, nos grandes centros urbanos (como São Paulo e Rio de Janeiro), o índice de automóveis recuperados não chega a 50%.
Alguns equipamentos foram desenvolvidos para tentar conter essas estatísticas, como alarmes e imobilizadores eletrônicos de ignição, mas tais mecanismos apenas atrasam os bandidos – geralmente, em até três minutos.
Para tentar minimizar essa situação, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todos os automóveis saiam de fábrica com um rastreador antifurto.
Ocorre que a obrigatoriedade desse mecanismo encarece o automóvel em no mínimo seiscentos reais, o que provocou reações negativas das montadoras, que previram as reações negativas dos consumidores brasileiros (tradicionalmente sensíveis a quaisquer elevações nos preços).
Além disso, vários automóveis já saíram equipados com esse mecanismo, mas que não era ativado. Na melhor das hipóteses, o rastreador antifurto não impede o roubo, apenas localiza o automóvel posteriormente, o que não isenta o proprietário dos prejuízos.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) realizou uma pesquisa para identificar os modelos de automóveis mais resistentes e frágeis a furtos e roubos, utilizando critérios como:
Os automóveis foram avaliados numa escala de 0 a 5 estrelas, e alguns dos resultados apresentados foram:
Saber se o seu carro é vulnerável a furtos e roubos é importante na hora de cotar seguro auto, já que essa variável pode causar um impacto significativo no preço do serviço.
Cotar seguro auto online com o SeguroDeAutomovel.Org é rápido e fácil. Não deixe de proteger o seu automóvel!