PUBLICADO POR: DATA DA PUBLICAÇÃO: 07/01/16
Para a maioria das pessoas, comprar um carro novo é a realização de um sonho, que geralmente é alcançado depois de muito trabalho e economias. Entretanto, pagar pelo veículo e tirá-lo da concessionária é apenas o primeiro passo.
Depois disso, é preciso atravessar uma série de etapas burocráticas para poder dirigir a “caranga” com segurança e tranquilidade. E não estamos nem falando, ainda, de contratar um seguro de carro, mas sim do emplacamento!
Muitas pessoas preferem contratar um despachante para realizar o emplacamento do automóvel, mas esses profissionais costumam cobrar um elevado preço para realizar esse trâmite.
A seguir, você verá um passo-a-passo de como emplacar o seu carro sem precisar pagar um despachante.
O primeiro passo é retirar os documentos do veículo na concessionária. Você vai precisar dos seguintes documentos:
Junte os documentos acima a cópias de comprovante de residência, RG e CPF e procure uma agência do DETRAN ou um Poupatempo. Caso você não tenha disponibilidade (ou paciência para filas), você pode constituir um procurador para realizar esse procedimento.
Nessas agências você obterá:
Com isso tudo em mãos, é hora de pegar mais uma fila – no banco, para pagar as taxas. Mas está quase acabando!
Depois de pagar todas as taxas, você precisa retornar ao DETRAN para escolher a placa do carro, no setor de Classificação de Placas. Após, é necessário ir ao setor de Registro para dar entrada na documentação e obter o CRV (Certificado de Registro de Veículo).
Esse documento não fica pronto instantaneamente, e no setor responsável você será informado sobre os prazos.
Com tudo pago e todos os documentos em mãos, basta se dirigir a um ponto de emplacamento autorizado pelo DETRAN para emplacar o carro. Lembre-se: agora você não precisa pagar mais nada, apenas emplacar a caranga!
É importante ressaltar que o DETRAN é um órgão estadual. Assim, é possível que os procedimentos sejam distintos de um estado para o outro.
É sempre bom se informar no DETRAN de sua cidade para saber sobre os procedimentos exatos. Existe, ainda, a possibilidade de agendar o serviço previamente, o que facilita na hora de ser atendido.