PUBLICADO POR: DATA DA PUBLICAÇÃO: 16/01/16
A lei obriga a sua empresa de seguro auto a sempre utilizar peças originais, mas existem hipóteses em que peças usadas podem ser empregadas no seu reparo. Tire suas dúvidas sobre seguro, peças originais e peças usadas!
Aqui no SeguroDeAutomovel.Org nós sempre dizemos que o melhor seguro auto é aquele que você nunca precisa. Afinal, se algum dia você precisar chamar o seguro, é porque algum imprevisto aconteceu, certo?
De qualquer forma, é importante ter a quem recorrer nesses momentos. Por isso, um seguro auto é um serviço fundamental para quem dirige.
Em um serviço como esse, é normal que surjam muitas dúvidas sobre o funcionamento do contrato. Muitos clientes não têm total conhecimento dos termos de sua apólice, o que o seguro cobre e quais são as garantias oferecidas.
Uma das principais dúvidas que chega à equipe do SeguroDeAutomovel.Org é: se eu precisar trocar alguma peça, o meu seguro auto é obrigado a utilizar peças originais?
Imagine a seguinte situação: você tem um carro novíssimo e um seguro auto confiável, com as coberturas perfeitas para suas necessidades. Dirigindo seu automóvel, você sofre uma pequena colisão e precisa trocar algumas peças.
Pela lei, o seu seguro é obrigado a repor as peças danificadas com peças originais. A única hipótese em que a seguradora poderá utilizar peças usadas é com autorização do cliente – que pode preferir uma peça usada caso isso represente um custo menor.
Essa disposição está estampada no art. 80 da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor). Por força dessa lei, quem utilizar peças usadas na reparação de produtos, sem autorização do consumidor, está sujeito a pena de detenção de três meses a um ano, além de multa em dinheiro.
Existe um debate sobre as vantagens e desvantagens de o seguro ser obrigado a utilizar peças originais. Quem preza pela qualidade e confiabilidade do automóvel sabe da importância de usar peças originais.
Entretanto, há quem prefira um serviço mais barato e “eficiente”, mesmo que isso possa representar novos problemas no futuro. Assim, o cliente opta pela peça usada, uma vez que isso diminui o preço do serviço.
Como visto, o seguro é obrigado a utilizar peças originais, a menos que o cliente autorize o uso de peças usadas. Se você quer baratear o serviço, procure sua seguradora e negocie esses termos.