PUBLICADO POR: DATA DA PUBLICAÇÃO: 16/05/15
Apesar de ser uma prática comum no mercado automobilístico a troca anual de veículo – tudo para se manter em dia com as novidades do mercado e com os modelos de última geração – não é raro ver motoristas que permanecem com o mesmo carro durante anos.
Seja pela questão financeira, seja pela questão sentimental, manter o mesmo modelo por um longo período de tempo é tão comum quanto trocar de carro todo o ano – o que, geralmente, é um luxo dos mais abastados financeiramente.
O que os donos de carros mais antigos precisam saber é sobre os limites de tempo que as seguradoras impõem para o seguro auto. Nem todos sabem dessa limitação e, quando precisam acionar o seguro, descobrem que ele “morreu de velho”.
A maioria das seguradoras possui um limite médio de 15 anos para um seguro auto. Em outras palavras, se o seu carro tem mais de 15 anos, é bem provável que você terá dificuldades para encontrar um seguro auto que ofereça uma cobertura e proteção amplas à sua relíquia automotiva.
Geralmente, as seguradoras que oferecem seguro auto para carros antigos cobram valores mais salgados, o que se deve a, principalmente:
• Alto custo de conserto;
• Dificuldade para encontrar peças originais.
Se o seu carro já possuía um seguro auto e “envelheceu” junto com a seguradora, você não precisa se preocupar. O seguro auto é renovado periodicamente, já que o serviço fica ativo e o veículo possui todo um histórico junto à empresa.
Por outro lado, se o seu automóvel é “velho demais” para um seguro auto, não há muito o que se fazer. Você ainda pode optar por outros métodos de segurança automotiva, como os rastreadores de veículos, mas dificilmente você encontrará uma seguradora disposta a oferecer um seguro auto para a sua relíquia.
Assim, o importante é manter o seu veículo protegido desde sempre. Considerando que o seguro auto já contratado não “envelhece”, é fundamental contratar o serviço nos primeiros anos do automóvel, garantindo proteção e segurança até ele ficar “velhinho”.
Artigos relacionados: