Franquia de seguro auto: como escolher a certa para você

PUBLICADO POR: Marília Simões DATA DA PUBLICAÇÃO: 06/03/23

O que é uma franquia de seguro auto

Você sabe o que é uma franquia de seguro auto? A franquia é o valor que você precisa pagar do próprio bolso em caso de sinistro. Escolher a franquia certa é crucial para proteger seu carro e evitar problemas futuros.

Existem diversas opções de franquias de seguro auto disponíveis no mercado, e escolher a certa pode ser um desafio. As franquias podem variar de acordo com o valor, o tipo de cobertura e o perfil do motorista. Escolher a franquia certa pode fazer toda a diferença no momento de acionar o seguro. Se a franquia for muito alta, você pode acabar tendo que arcar com um valor que não pode pagar. Por outro lado, se a franquia for muito baixa, você pode acabar pagando muito mais pelo seguro.

As franquias de seguro são uma forma de proteger o seu veículo em caso de acidentes ou roubo. Oferecidas por empresas especializadas em seguros, são uma excelente opção para quem quer garantir a proteção do seu veículo.

A franquia de seguro auto é importante, conforme demonstra essa imagem. Duas pessoas estão avaliando um carro branco que foi danificado. Um deles segura uma prancheta.

Considere seu orçamento

Quando se trata de escolher a franquia certa para o seu seguro auto, considerar o seu orçamento é extremamente importante. Você não quer se comprometer financeiramente e acabar escolhendo uma franquia que não pode pagar em caso de sinistro. Felizmente, existem diversas opções de franquias de seguro auto disponíveis no mercado brasileiro para todos os bolsos e necessidades.

Uma franquia mais alta pode reduzir o prêmio de seguro, ao passo que uma franquia mais baixa pode aumentá-lo. Se o orçamento for apertado, escolher uma franquia mais alta pode ser tentador para economizar no prêmio de seguro. Porém, é importante avaliar se será possível pagar a franquia em caso de necessidade.

Além disso, lembre-se de considerar a idade do seu veículo ao escolher a franquia de seguro auto. Carros antigos com valor de mercado reduzido podem justificar a escolha de uma franquia mais alta para reduzir o prêmio de seguro.

Para ajudar na sua escolha, selecionamos as principais opções de franquias de seguro auto disponíveis no mercado brasileiro.

Tipos de franquia de seguro auto

Conhecer os tipos de franquias de seguro auto é essencial para escolher a melhor opção para você. Existem três tipos de franquias de seguro auto: reduzida, normal e aumentada.

Franquia reduzida

A franquia reduzida é a mais indicada para quem não quer desembolsar muito dinheiro em caso de sinistros. Nessa modalidade, o valor da franquia é menor, mas, em contrapartida, o valor do seguro é mais elevado. Por isso, essa opção é ideal para quem quer economizar nas despesas imediatas em caso de sinistros.

Franquia normal

Já a franquia normal é a opção mais comum entre os segurados. Nessa modalidade, o valor da franquia é intermediário, e o valor do seguro é mais equilibrado. O segurado terá um valor justo de seguro sem pagar muito em caso de sinistros.

Franquia aumentada

A franquia aumentada é para quem quer pagar menos no seguro, mas está disposto a pagar mais em sinistros. Nessa modalidade, o valor da franquia é mais alto, o que reduz o valor do seguro. Entretanto, em caso de sinistros, o segurado precisará arcar com um valor mais elevado para acionar o seguro.

Franquia majorada

A franquia majorada aumenta o valor da franquia em troca de um desconto na mensalidade do seguro. Suponha que você escolheu uma franquia majorada de R$3.000. Nesse cenário, em caso de sinistro, você arca com os prejuízos até esse valor e a seguradora paga o restante. É uma opção interessante para quem busca reduzir o valor da mensalidade do seguro. No entanto, é importante avaliar se a franquia majorada é vantajosa para o seu perfil de motorista e uso do veículo. Isso implica levar em conta a frequência e gravidade dos acidentes.

O tipo de franquia de seguro auto deve atender às suas necessidades e condições financeiras. Analise bem as opções de seguro auto antes de contratar e escolha a melhor para o seu perfil.

Avalie seus riscos

É fundamental avaliar cuidadosamente seu perfil de motorista e os riscos que está disposto a assumir antes de decidir qual franquia contratar. Afinal, cada perfil de motorista tem um nível de risco diferente, que pode ser afetado por fatores como idade, experiência de direção, modelo do veículo e local de circulação.

Valor do veículo

Se você está pensando em escolher a franquia certa para o seu seguro auto, é essencial avaliar seus riscos primeiro. Mas como fazer isso? Para escolher a franquia correta, avalie o valor do veículo e seu perfil de motorista. Se o seu carro é novo e valioso, pode ser mais prudente contratar uma franquia com uma cobertura maior. Por outro lado, a franquia básica pode ser suficiente para carros antigos e menos valiosos.

Perfil de motorista

Além disso, leve em consideração o seu perfil de motorista. Se você é um motorista experiente e com bom histórico de direção, seu risco é menor. Portanto, pode optar por uma franquia com cobertura mais básica. Por outro lado, você é um motorista jovem ou com menos experiência, ou ainda possui histórico de direção ruim? Neste caso, é mais recomendado contratar uma franquia com cobertura mais ampla, já que o risco é maior.

Local de circulação

Outro fator importante é o local de circulação do veículo. Se você dirige principalmente em áreas urbanas, onde há mais trânsito e maior probabilidade de acidentes, opte por uma franquia com cobertura mais ampla. Já se você dirige principalmente em áreas rurais, onde há menos trânsito e menor probabilidade de acidentes, pode ser suficiente contratar uma franquia com cobertura mais básica.

Ao avaliar seus riscos para escolher a franquia correta, é importante lembrar que a cobertura do seguro auto não deve ser subestimada. Afinal, em caso de sinistro, a franquia é o valor que você terá que pagar antes que o seguro comece a cobrir os danos. Por isso, é fundamental escolher a franquia com cuidado, levando em consideração seus riscos e perfil de motorista.

Pessoa de blusa de manga longa verde e usando óculos dirigindo carro. Perspectiva da foto é de trás do ombro do motorista.

Pesquise as opções do mercado

Aqui no Brasil, existem diversas opções de franquias de seguro auto, como Porto Seguro, SulAmérica, Bradesco, Tokio Marine, Liberty Seguros, entre outras. É importante analisar cada uma delas com cuidado, para escolher aquela que melhor se encaixa nas suas necessidades e no seu orçamento.

Cobertura

Entre as opções disponíveis, as melhores franquias de seguro auto são aquelas que oferecem cobertura completa e flexibilidade em termos de escolha de serviços. Procure opções que ofereçam assistência 24 horas, cobertura contra roubo, furto e incêndio, além de opções de cobertura para terceiros e danos causados por fenômenos naturais.

Reputação e atendimento ao cliente

Para descobrir a reputação das empresas de seguros, utilize sites especializados, como o Reclame Aqui, para ter certeza de que estão em boas condições financeiras e são confiáveis. A frequência e qualidade das respostas determinará se ela faz um bom atendimento ao cliente.

Confira, também, se está devidamente registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão regulador do setor.

Como calcular a franquia do seu seguro auto

Existem diversas opções de franquias de seguro auto disponíveis no mercado, e escolher a certa pode ser um desafio. Lembre-se sempre de avaliar seus riscos, considerar seu orçamento e pesquisar as opções disponíveis. Não se esqueça de que escolher a franquia correta pode fazer toda a diferença quando você precisar acionar o seguro. Boa sorte!